28 março, 2024

Últimas:

Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil

Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil

Um recente levantamento publicado pelo Ministério do Turismo, destaca Minas Gerais como o melhor destino para quem quer viajar e comer bem pelo Brasil. Minas, que recebeu o maior número de citações, foi escolhida por 276 viajantes que participaram da pesquisa.

O estudo desenvolvido pelo site de viagens Guia Viajar Melhor em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing e análise de dados para a indústria de viagens, analisou a preferência dos turistas quando o assunto é turismo gastronômico. 

A pesquisa considerou a opinião de 2.155 pessoas ao todo e foi realizada através das redes sociais e do grupo de viagens da marca. Cada viajante poderia citar um único destino, além de eleger os melhores pratos típicos do Brasil.

O levantamento mostra Minas Gerais no topo do ranking, conquistando a primeira posição na lista de destinos para viagens gastronômicas. A Bahia ficou em segundo lugar e o Pará, em terceiro lugar. 

De acordo com o Guia Viajar Melhor, a diversidade da cozinha mineira e o sabor de seus preparos contribuíram para a eleição de Minas Gerais como o melhor destino gastronômico do país.

Gastronomia premiada em Minas Gerais

Em setembro de 2023, Minas Gerais já havia sido indicada como o primeiro lugar na categoria gastronomia, durante a cerimônia do 2º Prêmio Excelência Turística Destino Digital. A premiação, promovida pela empresa The Data Appeal Company, foi publicada pela Agência Minas, página oficial do governo mineiro.

Na cerimônia de entrega do prêmio, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, exaltou a importância da cozinha mineira que, segundo ele, está sendo reconhecida por milhões de pessoas. “Eu saúdo todas as cozinheiras, cozinheiros, chefes, donas de casa, e todos nós que amamos cozinhar, comer e receber bem as pessoas em nossas mesas”, disse o secretário na ocasião.

Melhor destino para viajar e comer bem

O site de viagens Guia Viajar Melhor compilou alguns preparos mineiros indicados pelos viajantes. O queijo, o doce de leite e o pão de queijo foram alguns dos mais citados. Além disso, a publicação também destacou os pratos mais famosos da cozinha de Minas Gerais, como o frango com quiabo, o leitão a pururuca, o tutu, o feijão tropeiro e a vaca atolada, que conquistaram o paladar dos brasileiros e viajantes em geral.

Uma das principais iguarias da região, o queijo artesanal de Minas, por exemplo, é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, o produto é candidato para entrar na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Se aprovado, será o primeiro item gastronômico do Brasil reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A culinária é tão importante para o estado que, em 5 de julho, é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira. Além disso, há uma grande variedade de rotas turísticas em Minas Gerais pensadas justamente em função da culinária local. De acordo com o programa Minas Recebe, dos quase 200 roteiros turísticos comercializados pelas agências de turismo receptivo de lá em 2020, 14,5% tinham como principal motivação a cozinha mineira.

Roteiros gastronômicos em Minas Gerais

Segundo publicação na página de promoção turística de Minas Gerais, Belo Horizonte possui alguns dos principais roteiros gastronômicos da região, tanto que, em 2019, a capital mineira recebeu o título de “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Unesco.

Dentre eles, há roteiros como o “Degustando BH”, que percorre a cidade mostrando não só a gastronomia quanto a cultura local, e o “Mercado Central de BH com uma Chef de Cozinha”, que permite aos visitantes percorrem seus corredores experimentando pratos preparados com ingredientes locais.

Segundo a publicação, na cidade de Munhoz há uma outra experiência gastronômica onde o turista pode participar do roteiro “Sabor da Roça”, visitando produtores artesanais de queijos, doce de leite, iogurte, linguiça artesanal e geléias. Já a rota “Mantiqueira Rural” leva os turistas para plantações de uva e morango nas cidades de Munhoz e Bueno Brandão.

Para quem gosta de cervejas e cachaças, o estado oferece os roteiros turísticos “Circuito Vilas” e “Fazendas de Minas”, em Santana dos Montes; “Rota do Malte”, em São Lourenço e Carmo de Minas; “Tour por Cervejaria Premiada”, em Belo Horizonte; “Rota da Cachaça”, em Belo Horizonte e Brumadinho; e “Cultura Cervejeira – Uma Experiência Sensorial e Cultural”, que ocorre nas cidades de Belo Horizonte, Brumadinho e Nova Lima.

O queijo, uma das iguarias mais famosas da gastronomia de Minas Gerais, também tem roteiros turísticos para quem quer degustá-lo. Em Sacramento, os turistas podem fazer as rotas “Experiência do Queijo Artesanal e Sabores de Minas”. A cidade de Rio Acima oferece o roteiro gastronômico “Queijenharia – Curadoria Artesanal de Queijos”. São Roque de Minas e Vargem Bonita, por sua vez, contam com a “Rota do Queijo da Canastra”, que percorre as fazendas tradicionais que fazem o preparo. 

É possível encontrar, ainda, rotas específicas visitando fazendas de café, azeite, fruta, embutidos e quitandas mineiras, formando uma das regiões brasileiras com grande concentração de roteiros gastronômicos para viajar e comer bem.

Últimas

Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil

Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil

28/03/2024

Pesquisa feita pelo Guia Viajar Melhor e publicada no site do Ministério do Turismo, indica Minas...

Categorias