28 março, 2024

Últimas:

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

A Páscoa deste ano deve gerar 43 mil vagas temporárias no Brasil, número 6% superior ao registrado em 2023. As oportunidades fazem parte do universo de 780 mil vagas temporárias previstas para o primeiro trimestre de 2024, sendo 45% para indústria, 40% para serviços e 15% para comércio, conforme dados da Asserttem.

Além disso, o trabalho temporário pode levar à efetivação. Também segundo a Asserttem, em média, 20% das vagas temporárias abertas no Brasil acabam sendo transformadas em contratações efetivas. Assim, o ano de 2024 mostra um caminho de recuperação na geração de emprego.

Segundo a psicóloga Aline Horta, gerente da agência de empregos WE CAN BR, de São Paulo, as principais vagas para a Páscoa neste momento são para o comércio. Isso faz com que alguns atributos sejam mais valorizados, como comunicação, flexibilidade e resolução de problemas. Portanto, para se destacar nessa competição é preciso inovar e há formas para o candidato fazer diferente nos processos de recrutamento e seleção.

Aline destaca estratégias que os candidatos podem adotar, seja na preparação do currículo, seja no momento da entrevista de emprego. “Demonstrar pensamento crítico é um diferencial. Em vez de apenas falar sobre suas habilidades, o candidato pode mostrar como ele pensa, como lida com os desafios e o que já fez de inovador e diferente em experiências passadas”.

Outra atitude valorizada pelas empresas está ligada ao empreendedorismo. “O candidato não precisa ser empreendedor, mas pensar como um. É importante mostrar que ele está atento às oportunidades e à solução de problemas e que busca mudanças positivas no seu ambiente de trabalho”.

Errar é humano e isso pode ser explorado, segundo Aline. “Dividir uma experiência de fracasso e como isso ajudou a crescer e se desenvolver profissionalmente é algo interessante e valorizado. Errar todos erramos, mas o importante é o aprendizado, pois isso demonstra resiliência e capacidade de adaptação”.

Por fim, Aline destaca que mostrar conhecimento sobre tendências futuras e saber lidar com a incerteza também são temas relevantes. “É importante pesquisar sobre tendências no setor de interesse, pois se atualizar constantemente é um diferencial. Além disso, o mercado é volátil e a incerteza está sempre presente. Falar sobre como gerencia essas questões mostra outro nível de maturidade profissional”.

Sobre a WE CAN BR 

Com matriz em São Paulo (SP) e 15 filiais espalhadas pelo Brasil, a WE CAN BR está há 25 anos no mercado de recrutamento e seleção. Ao longo desse período, já efetuou a contratação de mais de 350 mil profissionais, entre temporários e efetivos, para empresas de diferentes segmentos. É reconhecida com o selo Great Place To Work (GPTW), foi eleita como Top 5 do Top of Mind de RH e conquistou o prêmio de Melhores Fornecedores de RH em 2023. Mais informações pelo site www.wecanbr.com.br

Últimas

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

28/03/2024

Páscoa deste ano deve gerar 43 mil vagas temporárias no Brasil, número 6% superior ao registrado...

Categorias